Fale conosco!
Whatsapp 51 99757.3122
Ligue para nós 51 3559.3122
Envie um e-mail atendimento@petryrs.com.br

Últimas Notícias

Sobre o sentido da vida

Por Marco Cassel

 

Sempre nos dizem que a vida deve ter sentido, então começamos a pensar onde está e o que é esse tal sentido. Pensamos que possa estar numa profissão que a gente goste, na vida em família, no sucesso dos filhos, numa viagem, e essa lista pode ser enorme, mas a verdade é que parece difícil termos certeza de sua morada e expressar com palavras o que é uma vida com sentido.

Vamos pensar um pouco sobre nossa vida? Quando estamos no trabalho, podemos refletir por que realizamos nossas tarefas, imaginando as pessoas usufruindo daquilo que passou por nossas mãos, também podemos pensar na importância daquele trabalho para o bem-estar de nossa família, então terá sentido. Se estamos mexendo no jardim, por obrigação, devemos observar a alegria das pessoas que o apreciam por causa de suas flores. Quando limpamos a casa, podemos encarar essa tarefa como algo cansativo, trabalhoso, entediante, mas podemos pensar que a casa estará limpa para que nossos filhos possam brincar, felizes, no chão e que à noite quando recebermos nossos amigos queridos, para uma pizza, estará agradável e cheirosa. Estudar pode ser um peso, mas também algo cheio de sentido, quando entendemos que estamos adquirindo conhecimentos que serão úteis para nós e muitas pessoas através de nossa profissão.

Portanto percebe-se que não são os momentos, as atividades, as coisas, que dão sentido às nossas vidas, mas o nosso olhar, a forma como as enxergamos nos faz descobri-lo onde parecia não haver. Penso que a solução para essa indagação sobre o sentido da vida passa pela nossa compreensão daquilo que fazemos, da nossa capacidade de reflexão e de fuga da dormência que se instalou em nós, pois não percebemos nossa capacidade de escolha, de discernimento sobre o que acontece conosco no dia a dia. Entregamo-nos à fatualidade da vida e cantamos cheios de orgulho, quando deveríamos tomar uma posição diante dela, “deixa a vida me levá, vida leva eu”.

Descobrir o sentido em cada pequena situação, coisa, momento, fará com que entendamos que o sentido da vida está em tudo, é a própria vida, basta nos apropriarmos dele.

 

palestrante@marcocassel.com.br

Preencha seus dados

Preencha corretamente que entraremos em contato o mais breve possível.